quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aula de Canoa Havaiana - Vitória


Coração disparado, remos em riste, movimentando-se em unissono, fazendo o barco deslizar suavemente pelas aguas do mar. Corpo molhado, musculos rigidos e o pensamento focado apenas no remo que trabalhava em minhas mãos....
-----------------------------------------------------------------------------

As canoas polinésias ou Wa'a, como são tradicionalmente conhecidas na Polinésia, surgiram como solução para o transporte na ilhas daquela região. As canoas que conhecemos hoje descendem diretamente das antigas canoas dos pescadores havaianos e tahitianos. Os primeiros clubes Wa’a foram fundados no Havaí e em Hui Nalu nos idos de 1908 e a primeira corrida oficial, inicialmente para homens, foi realizada em 1917 nas ilhas havaianas, mais precisamente em Waikiki.

Desde então o Wa’a vem se desenvolvendo, tendo conquistado o status de esporte nacional no Havaí e na Polinésia Francesa, locais onde estima-se que seja praticado por cerca de 30.000 pessoas.
Além disso o esporte registra crescimento significativo em mais de 30 outros países, especialmente na Austrália e na Nova Zelândia.

Fonte:http://www.maunaloawaa.com.br/historia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário