quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Analfabeto Político - Bertold Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado,e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Brasileiros

Você acabou de ver um individuo jogando lixo na rua.
Qual a sua atitude diante de tal situação ?
Aborda a pessoa e fala para ela jogar no lixo e não no chão ou apenas olha , sente raiva e não faz nada?
Caso se enquadre na segunda opção, relaxe, você é brasileiro ...

Você acabou de ver um individuo furando fila em um banco.
O que Você faz diante dessa situação?
Faz a pessoa ir para o final da fila pois esta tomando vantagens sobre os outros ou apenas olha e fica bravo?
Caso se enquadre na segunda opção, relaxe, você é brasileiro...

Se você descobre que um politico super faturou uma obra para ganhar dinheiro, o que você faz?
Se organiza para tentar tirar esse individuo do poder ou simplesmente fala que ele é corrupto e não faz nada mais além disso?
Caso você se enquadre na segunda opção, relaxe você é brasileiro...

Para aqueles que apenas ficaram bravos e não fizeram nada , fiquem sabendo que a apatia só reforça todos esses atos acima, pois o seu ato de não ação é um ato que só reafirma aquilo que já esta colocado e não ajuda em nada em uma possível transformação....
Até quando nos temos que aceitar essa cultura brasileira de não fazer nada,ee aceitar tudo que esta posto sem reclamar, sem um pio , como animais adestrados que foram treinados para ter determinado comportamento?
Até quando vamos ficar sem fazer nada?

"Até quando vai ficar sem fazer nada ?"

Eleições

Estou a muito tempo tentando escrever algo sobre eleições mas não consegui achar a melhor forma de falar sobre o assunto ainda, contudo vai ter que ser essa mesma afinal as eleições ja estão ai e eu preciso explicitar minha opinião sobre o assunto.
O Brasil é um pais democratico, isso é um fato , e de tão democratico somos obrigados a votar.
Como o voto virou um dever e não um direito nos deveriamos ter uma preparação para esse ato tão importante nas escolas mas isso não acontece. O que acaba gerando milhares de cidadões que não gostam de politica por não entender nada do assunto e do outro lado você gera uma classe de politicos que podem fazer exatamente o que querem afinal ninguem se importa mesmo.
No Domingo será decidido o próximo representante supremo de nosso país e o que você sabe sobre esses candidatos? Mas na verdade não gostaria de especificar apenas os candidatos a executivo, gostaria de saber se você realmente sabe em quem votou para Governador, senador , deputado estadual e federal...
Saber não digo saber os nomes e o número , que é o essencial nas propagandas politicas dos dias de hoje, mas saber qual é a corrente politica , o que o partido defende , quais serão os projetos que eles tentaram colocar em pratica e ai vai....
Mas o ser eleitor não é apenas o ato de ir lá na urna apertar alguns números e pronto. E que apartir desse momento tudo será resolvido, pois se você pensa assim , acredite, você esta vivendo uma ilusão.
Ser um eleitor é acompanhar, cobrar as promessas, o poder que foi concedido a um individuo e caso ele pise na bola, tirar esse poder, protestar, fazer as coisas acontecerem de fato e não ficar esperando eternamente com que o politico tenha bom senso e faça....
Mas eu não posso culpar vocês nem me culpar, afinal também sou mais um desses que não sabe ser eleitor ainda (apesar de estar aprendendo), não aprendi a votar , mas posso aprender, posso me transformar em um eleitor consciente, desde que eu perceba que estou fazendo errado e passe a dar maior importancia para o assunto.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

E se no mundo não existissem espelhos ?


E se no mundo não existissem espelhos ?
Será que deixaríamos de se importar demasiadamente com a aparência?
Será que nos tornaríamos um pouco mais livres?
Será que trataríamos o próximo com maior afeto?
Será que deixaríamos de julgar os outros pela aparência?
Será que usaríamos o tempo que passamos nos arrumando fazendo algo mais útil?
Será que não daríamos tanta importância para coisas supérfluas?
Será que perceberíamos que existem outras coisas interessantes além de nos mesmos?

Será, será , será...

Provocações - Luis Fernando Verissimo

A primeira provocação ele agüentou calado. Na verdade, gritou e esperneou. Mas todos os bebês fazem assim, mesmo os que nascem em maternidade, ajudados por especialistas. E não como ele, numa toca, aparado só pelo chão.
A segunda provocação foi a alimentação que lhe deram, depois do leite da mãe. Uma porcaria. Não reclamou porque não era disso.
Outra provocação foi perder a metade dos seus dez irmãos, por doença e falta de atendimento. Não gostou nada daquilo. Mas ficou firme. Era de boa paz.
Foram lhe provocando por toda a vida.
Não pode ir a escola porque tinha que ajudar na roça. Tudo bem, gostava da roça. Mas aí lhe tiraram a roça.
Na cidade, para aonde teve que ir com a família, era provocação de tudo que era lado. Resistiu a todas. Morar em barraco. Depois perder o barraco, que estava onde não podia estar. Ir para um barraco pior. Ficou firme.
Queria um emprego, só conseguiu um subemprego. Queria casar, conseguiu uma submulher. Tiveram subfilhos. Subnutridos. Para conseguir ajuda, só entrando em fila. E a ajuda não ajudava.
Estavam lhe provocando.
Gostava da roça. O negócio dele era a roça. Queria voltar pra roça.
Ouvira falar de uma tal reforma agrária. Não sabia bem o que era. Parece que a idéia era lhe dar uma terrinha. Se não era outra provocação, era uma boa.
Terra era o que não faltava.
Passou anos ouvindo falar em reforma agrária. Em voltar à terra. Em ter a terra que nunca tivera. Amanhã. No próximo ano. No próximo governo. Concluiu que era provocação. Mais uma.
Finalmente ouviu dizer que desta vez a reforma agrária vinha mesmo. Para valer. Garantida. Se animou. Se mobilizou. Pegou a enxada e foi brigar pelo que pudesse conseguir. Estava disposto a aceitar qualquer coisa. Só não estava mais disposto a aceitar provocação.
Aí ouviu que a reforma agrária não era bem assim. Talvez amanhã. Talvez no próximo ano... Então protestou.
Na décima milésima provocação, reagiu. E ouviu espantado, as pessoas dizerem, horrorizadas com ele:

- Violência, não!
----
Dica Do Rodrigo

Ser Invisível

Eu sou branco, ruivo e faço malabarismo com 5 bolas. Isso me ajuda bastante, mas não me impede de ser invisível. Quando estou na rua poucas pessoas olham para mim, o que recebo no semáforo, na maioria das vezes é a indiferença, o presente de não existir. As pessoas fazem de tudo para não me olhar, pegam celulares, revistas, fecham o vidro na minha cara. Fingem que eu não existo. Como eu disse, eu sou branco e ruivo.
Essa sensação de desprezo me enraivece, como pode um ser humano tratar o outro de forma tão ruim? Custa olhar para mim e dizer..Não Obrigado. Será que a pessoa vai morrer por fazer isso? Agora, imagine um menino negro , sujo, pobre na rua, um menino que não tem tantas opções como eu, que tem que estar no semáforo para ajudar com os custos de casa, que precisa desse dinheiro para comer. Imagine como esse menino deve ser tratado, como as pessoas devem ignora-lo e como deve nascer um sentimento de revolta. Quem sabe isso o motive a roubar um playboy , um garoto branco, com dinheiro, com carinho e atenção. Tenho certeza que no momento do assalto ele conseguiria a atenção que nunca tivera.

O Protesto

Logo que voltei de Canindé descobri o transito de Aracaju em um caos, achei estranho pois o transporte público da cidade funciona muito bem. Com muito custo consegui pegar o ônibus, mas para o meu azar o ônibus errado e na esperança dele voltar para o terminal fiquei dentro do carro, mas o onibus parou em um bairro longinguo e tive que esperar até que o transporte saisse novamente.
Esse tempo de espera me deu a oportunidade de terminar o livro que estava lendo, colocar em dia meus manuscritos e ainda por cima descobrir o porque de toda essa situação atípica do transporte.
A situação que gerou todo esse transtorno foi o protesto de um homem. Ele era cadeirante, mas não conseguiu pegar ônibus pois não havia elevador e não o ajudaram a subir no ônibus. Resultado, ele se deitou na rua do principal terminal de ônibus da cidade e acabou prejudicando toda a cidade.
Depois consegui escutar muitos e muitos comentários de pessoas reclamando da atitude do homem...que prejudicou muitas pessoas, que isso não deveria ser feito..
Esse homem prejudicou variassim pessoas , por apenas um dia, mas se ele não fizesse isso, quem saberia do problema que ele passa todos os dias ? Será que se ele fosse reclamar para a empresa o problemas seria solucionado? Será que alguém do nada iria pensar...Coitadinho dos cadeirantes vamos colocar um elevador no ônibus...Acredito que não..

Um Pulo em Canindé

Fugi da Rota, munido de pouco dinheiro e uma bolsa, decidi acatar a sugestão de Rodrigo e dar um pulo em Canindé do São Francisco. A cidade é pequena, não tem nem semáforo o que de alguma forma complica minha vida. Foi a primeira vez que fui sem planejamento nenhum para um lugar.Não tinha lugar para dormir,nem para comer, pelo menos tinha um objetivo , visitar o Canyon e a hidroelétrica Xingó.
Cheguei na cidade as 11horas e logo descobri uma das dádivas da cidade, isto é, a carona. Como são poucas as pessoas que tem carro, existe um costume de se dar carona e comigo , felizmente, não foi diferente. Descia do caminhão e pegava um carro,do carro para uma Van, depois uma caminhonete, até chegar no meu primeiro destino. A hidroelétrica. Não consegui entrar, mas só de ver a sua grandiosidade já fez satisfeito e para compensar, descobri um museu de Arqueologia .
Essa também foi a primeira vez que andei com a mochila grande para lá e para cá pois não tinha lugar para guarda-la, sorte que boa parte do peso ficou na casa de Rodrigo, afinal só ia passar dois dias na cidade.
Da hidroelétrica consegui uma carona para a cidade visinha, Piranhas, cidade onde Lampião e seu bando foram mortos. E óbvio que não deixei de visitar o museu que fala dos cangaceiros. A cidade é bem bonitinha, casas coloridas, e o Velho Chico passa ao lado da cidade, formando uma praia de água doce.
Voltando para Canindé fui fazer meu delicioso jantar e arranjei companhia para conversar, e essa conversa logo se tornou um bate papo e me vi sentado em uma cadeira no lado de fora de uma padaria batendo o papo com Augusto e seus amigos. Esse homem fez bastante por mim, me ajudou com a alimentação e ainda me ofereceu um lugar para dormir.
Engraçado, quando comecei a viagem estava com muito receio, pois falavam para mim...
- Não confie nos outros
- O mundo não presta , todo mundo quer tirar vantagem de você
- Você vai ser roubado, cuidado
Mas não é isso que vem acontecendo, até agora não apareceu nenhuma pessoa que quisesse fazer algum mal para mim, só apareceram pessoas fantásticas e de bom coração que me ajudaram , as vezes até mais do que eu precisava.
Sei que o caso de Augusto esta vinculado com o modo de vida de pessoas do interior, mas me pergunto, porque que nessas cidades não existiam moradores de rua, meninos de rua ? Porque as pessoas são muito mais receptivas no interior e na cidade grande?Porque ninguém liga pra ninguém, porque existe a indiferença ao próximo?Porque tratamos assuntos tão problematicos como naturais, como imutaveis?

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nas Águas do Velho Chico



Um Homem flutuava nas águas do Velho Chico, deitado de olhos fechados naquele colchão da natureza. Com os ouvidos submersos, ele escutava vozes de pessoas conversando.Mas as vozes, debaixo da água pareciam vir de outro mundo, de uma outra realidade.

Ali o homem estava sozinho e refletia sobre a vida que levava. Os estudos, o dinheiro, o futuro e se questionava

- O que eu preciso para viver? O que é realmente necessario para viver ?


Naquele momento ele obteve sua resposta.

Surfando no Sofá


Uma semana antes de começar a viagem tive um encontro mágico que mudou completamente o rumo de minha viagem. Eu estava lendo um livro no Bandejão da UNICAMP quando um amigo de uma amiga (super próximo não?) sentou a meu lado e puxou conversa.

A conversa passou por diversos terrenos até que chegamos a viagens e lhe contei sobre minha viagem, sobre o malabarismo que faria na rua, sobre o congresso de estudantes e sobre os albergues. Ele gostou da ideia e me indicou um site que poderia me ajudar, o desconhecido para mim, Couchsurfing.

Eu já estava querendo escrever sobre esse site, mas ainda não tinha segurança do que era de fato, afinal no começo da viagem o site era uma maneira fácil de conseguir hospedagens gratuitas. Contudo o tempo foi passando e descobri que o site é muito mais que isso, e só pude chegar a essa conclusão graças a algumas pessoas que me hospedaram portanto gostaria de agradecer a Thiago, Evannio,Eliza, Carol, Amanda, Rodrigo , Roberta e Joana. Sem vocês eu não saberia o quanto interessante é ser um CSer.

O Couchsurfing é uma organização que visa aproximar as pessoas para trocar conhecimento, o que resulta em um respeito ao próximo, as diferenças. Ele é um site de relacionamento, que tem muitas das ferramentas do orkut, contudo ele tem uma ideologia por trás, a de mudar um mundo através da troca. E é ai em que entra a hospedagem. Assim como você pode ser hospedado você pode hospedar, assim como não precisa fazer nenhum dos dois, mas é claro que na minha opinião você estaria perdendo uma excelente experiência de vida, pois você conhece pessoas, escuta historias, é fantástico. O Rodrigo uma vez me disse que o couchsurfing é viajar em casa, pois as pessoas que recebem acabam fazendo parte da viagem dos viajantes.

Para aqueles que tem certo receio, ou medo de receber pessoas em sua casa, seres desconhecidos, não tem problema, você pode participar dos grupos (tipo comunidade do orkut) em que se organizam eventos como festas, shows, oficinas, aulas e por ai vai.

Provavelmente eu passei longe de contemplar o que o site realmente oferece, mas caso alguém esteja interessado, envie uma msg pra mim que eu posso tentar tirar sua dúvida ou encaminha-la para alguém que tenha mais gabarito que eu.



PS: Prestem atenção no logo, tem um homem no meio dos continentes (América do sul e África) surfando em um sofá...eu não estou louco, é só olhar direito que acha
PS2: www.couchsurfing.org

Natureza Selvagem (Into The Wild)

Esse filme conta a vida de Chris McCandless (Alexander Supertramp) , um jovem norte americano que decidiu largar a hipocrisia de sua vida para viver entre a Natureza no Alaska. Ele abandona tudo, dinheiro, bens materiais ,família, nome e parte pelos EUA apenas com um carro que é abandonado, uma mochila e sua sombra em busca de sua aventura.
O filme é belíssimo e trás diversos questionamentos sobre a essência do ser humano, do viver em sociedade, dos problemas estruturais e psicológicos que vivemos.
Além de ter uma excelente fotografia, a trilha sonora foi feita especialmente para o filme por Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam e ficou de fato, maravilhosa. Vale a pena conferir.
Não sou tão louco como o protagonista, mas me identifico muito com ele. Não pretendo abandonar a sociedade com a minha viagem, como ele, quero entende-la , cada pedacinho , cada contradição, e poder voltar , após minha longa jornada, transformado. Usando o que aprendi na viagem para transforma-la.

sábado, 2 de outubro de 2010

O que um malabarista pode ganhar no semaforo ?

Todo dia faço malabares no semáforo, é minha única rotina, afinal se não tiver dinheiro não consigo seguir viagem. Contudo, na sinaleira não se ganha apenas dinheiro, existe uma gama de manifestações e itens que você acaba recolhendo como abraços, apertos de mão, olhares de desprezo, indiferença, chocolate, sanduiche, suco, guaraná, palavras encorajadoras, questionamentos, balas , chiclete, amendoim, pé de moleque.
Mas de todas as coisas que ganhei teve uma que me surpreendeu mais...
Eu tinha acabado de fazer minha apresentação e estava passando pelos carros fazendo malarismo de contato quando um carro abriu suas janelas. Tinham 5 jovens no carro e eles me aplaudiram e o motorista me abordou:
- Brother muito bom , muito massa se manja muito. Cara de boa, eu não tenho dinheiro mas toma essa erva aqui que é da boa ....
O carro se foi e eu fiquei parado , incrédulo, com o exótico presente na mão...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Email para uma amiga - Lembranças - 10/04/2010

Cara Vanessa,

o amor é o amor, e de diversas formas, para mim
o mais importante dele é querer ver o outro ser feliz,
mesmo que não seja com você e aonde ele vai ser, ou quando
Também sinto isso por você, sua presença me faz uma falta absurda
parece que não estou completo em minha essencia
pois sei que se você estivesse aqui, minha existencia
seria mais do que ela é...
Algumas coisas de mim só você consegue despertar
e isso te faz unica para mim
As vezes bate aquele ciumes gostoso...
que inveja desse moço que agora deve estar com ela em seus braços
que inveja que da em saber que existem pessoas~tão perto de ti
enquanto eu me encontro tão longe
Sempre quando quero lembrar de você, procuro escutar a Música
da novela Capitu, me faz lembrar das suas vibrações, de como a senhorita
ficava em estado de ecstase em cada cena, em cada detalhe sutil
que só será perceptivel ao seu olhar.
Lembro de diversos mometos que tivemos, momentos perfeitos e ao mesmo
tempo imperfeitos
e espero do fundo do meu coração que possamos ter mais e muito mais
Ser amigo, é estar presente mesmo quando se está muito longe,
é ser amigo, mesmo conhecendo o outro, todos os defeitos, todas as qualidades
A cada por do sol penso em você, a cada folha que cai penso em você
e penso nas coisas maravilhosas que fiz se não fosse por você
Você me mudou, nos mudamos juntos, e crescemos juntos
(apesar de você não ter ficado mais alta )
Um dia ainda irei te visitar por essas bandas
e espero que a senhorita venha me visitar também
mostar meu novo mundo pra você, mostrar o que meu coraçao
vem construindo ...o que ele vem sentindo
E que nos, como amigos, amantes, irmãos, e sei lá o que mais, vivamos de forma
intensa, que nos estejamos sempre juntos , idependente do que
e que possamos reconher no outro a si mesmo...

Saudades enormes de você
de te abraçar fortemente sentido seu cheiro
seu toque...
de poder olhar pra ti, e saber que não preciso de outra coisa no mundo
a não ser você !!!

Que eu possa levar a sua presença para a minha existencia
Abraço longo e demorado com você em meus braços...
Inté

A Ponte - Diário de Bordo - Aracaju - 11/09/2010


Não sei quanto tempo demorou para chegar na ponte, não sei também qual era a distância ou mesmo se esse lugar era perigoso. O que me importava era chegar e eu de fato consegui.
Fui celebrado pelo vento e pela chuva que molhavam toda a superfície direita do meu corpo e quando desci , a natureza se encarregou de molhar o resto.
Antes de descer e pegar o ônibus para voltar para o alojamento , fiquei a observar a belíssima imagem de Aracaju, toda iluminada por suas estrelas terrestres. A luz que irradiava dessas estrelas davam ao Rio Sergipe, um tom degrade, fazendo as ondas desaparecerem lentamente na escuridão da noite.
No alto daquela ponte refleti sobre a minha viagem, sobre o que já andei e sobre o que ainda tinha pela frente.Sorri em pensar que um dia estaria de volta, em casa, com minha familia e com meus amigos.

Dança Comigo ?

Fui ao mercado de Aracaju, não porque tivesse com vontade de comprar alguma coisa, afinal se eu comprasse lembrancinhas para familiares e amigos em todos os lugares que eu visitasse já estaria falido, tinha apenas a intenção conhecer o local que trás um pouco da historia da cidade.
E quando entro, surpresa, forró ao vivo. Não pensei nem meia vez e já fui arrebatado pelo ímpeto de dançar.Contudo , ainda tinha um problema a resolver, isto é, com quem ?
O sanfoneiro tocava, solitário, as músicas do Rei Gonzaga, e a platéia estava a admirar os seus cânticos , as vezes acompanhando com palmas, mas nada de dançar, e cada minuto que se passava me deixava cada vez mais impaciente.
Não era uma missão simples, afinal estavam todos sentados ao redor de mesas, conversando e bebendo cerveja. Mulheres e homens misturados e para a minha infelicidade nenhuma mulher sozinha.
Em São Paulo não seria problema chamar uma mulher acompanhada para dançar, mas lá era diferente, lá chamar a mulher dos outros para dançar pode acabar em confusão e eu não queria sofrer nas mãos ou pior , na peixeira de algum cabra macho.
EUREKA ! Foi então que eu tive uma ideia genial, digna de um prêmio Nobel, e com toda minha sabedoria e habilidade escrevi as singelas palavras com letras garrafais em meu caderno - "Dança Comigo ?"
Com a engenhoca na mão, sai de mesa em mesa com a plaquinha de súplica, pois escutar forró sem poder dançar para mim é quase uma tortura, e claro que só a plaquinha não adiantava, eu precisava de uma cara de cachorro sem dono precisando de carinho, e foi exatamente a cara que fiz.
Não apanhei, ganhei alguns sorrisos, alguns olhares curiosos, alguns abanos negativos com a cabeça, mas como diria Renato Russo, "Quem acredita sempre alcança" e eu alcancei o meu objetivo.
No começo , a minha parceira ficou com receio, afinal todos acham que eu sou um gringo tentando agarrar a mulherada , mas quando a dança começou a fluir ela logo viu que me julgara mal.Dançamos duas músicas e depois trocamos de par, e outras pessoas começaram a dançar. Foi um momento bem bonito de se ver.
Posso não ter dançado muito, no máximo umas 5 músicas , mas deu tempo de matar a vontade instantanea de dançar e quando resolvi ir embora, minha saída foi triunfal, fui aclamado com aplausos e assobios contudo nunca saberei se estavam elogiando minhas habilidades de dançarino ou minha cara de pau.
Enquanto caminhava para saída ainda pude escutar um homem dizendo :
- Empresta essa plaquinha ai. Se funcionou com você ela vai funcionar comigo !