terça-feira, 5 de outubro de 2010

Surfando no Sofá


Uma semana antes de começar a viagem tive um encontro mágico que mudou completamente o rumo de minha viagem. Eu estava lendo um livro no Bandejão da UNICAMP quando um amigo de uma amiga (super próximo não?) sentou a meu lado e puxou conversa.

A conversa passou por diversos terrenos até que chegamos a viagens e lhe contei sobre minha viagem, sobre o malabarismo que faria na rua, sobre o congresso de estudantes e sobre os albergues. Ele gostou da ideia e me indicou um site que poderia me ajudar, o desconhecido para mim, Couchsurfing.

Eu já estava querendo escrever sobre esse site, mas ainda não tinha segurança do que era de fato, afinal no começo da viagem o site era uma maneira fácil de conseguir hospedagens gratuitas. Contudo o tempo foi passando e descobri que o site é muito mais que isso, e só pude chegar a essa conclusão graças a algumas pessoas que me hospedaram portanto gostaria de agradecer a Thiago, Evannio,Eliza, Carol, Amanda, Rodrigo , Roberta e Joana. Sem vocês eu não saberia o quanto interessante é ser um CSer.

O Couchsurfing é uma organização que visa aproximar as pessoas para trocar conhecimento, o que resulta em um respeito ao próximo, as diferenças. Ele é um site de relacionamento, que tem muitas das ferramentas do orkut, contudo ele tem uma ideologia por trás, a de mudar um mundo através da troca. E é ai em que entra a hospedagem. Assim como você pode ser hospedado você pode hospedar, assim como não precisa fazer nenhum dos dois, mas é claro que na minha opinião você estaria perdendo uma excelente experiência de vida, pois você conhece pessoas, escuta historias, é fantástico. O Rodrigo uma vez me disse que o couchsurfing é viajar em casa, pois as pessoas que recebem acabam fazendo parte da viagem dos viajantes.

Para aqueles que tem certo receio, ou medo de receber pessoas em sua casa, seres desconhecidos, não tem problema, você pode participar dos grupos (tipo comunidade do orkut) em que se organizam eventos como festas, shows, oficinas, aulas e por ai vai.

Provavelmente eu passei longe de contemplar o que o site realmente oferece, mas caso alguém esteja interessado, envie uma msg pra mim que eu posso tentar tirar sua dúvida ou encaminha-la para alguém que tenha mais gabarito que eu.



PS: Prestem atenção no logo, tem um homem no meio dos continentes (América do sul e África) surfando em um sofá...eu não estou louco, é só olhar direito que acha
PS2: www.couchsurfing.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário