quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Uma Conversa

Sabe irmão, o povo doi Sudeste, do Sul tem muito preconceito com o nordestino.
Tem preconceito com a fala, com a música, com a cultura. O povo lá debaixo acha que nois é tudo igual.Acha que todo mundo fala igual baiano e que todo mundo tem cabeça chata. Depois ainda fala que o sudeste é o lugar do pais com a maior mente aberta.
O nordeste pode não ser a região com mais dinheiro, mas é o lugar com o povo mais acolhedor, mais humilde e cm a cultura mais rica. O São João é forte aqui, o carnaval é mais forte aqui. Nos temnos o guerreiro, o afoxé, o pastoril, o maracatu, o forró. E o sudeste o que que tem ?
Pena que alguns costumes vão se perdendo, algumas festas vão perdendo a força. Mas também perde a força porque não tem dinheiro. tem muita gente que leva os projetos por amor. O guerreiro por exemplo, aquelas roupas bonitas, o chapeú espelhado, e ninguem ganha dinheiro com aquilo ai se perde. Sorte que ainda tem gente que faz por amor.
As crianças, os adolescentes, eles ficam tudo na televisão e jogando video game, computador, interne. No meu tempo era bom, até da saudadeem falar. Minha mãe, minha vó colocava a cadeira na frente de casa pra ficar conversando com os vizinhos e vendo a criançada jogar queimada, futebol, pula corda. Esse temp era bom...
Um dia, quando eu me aposentar eu vou voltar para o interior, pro lugtar em que nasci, vou rever os meus amigos e passar os dias que me restam naquela terra.

2 comentários:

  1. ainda bem que ainda há lugares mais "puros" do que o sudeste no Brasil. não tem como estar livre de toda e qualquer influência, né, mas já é alguma coisa, manter as festas e costumes que ainda existam e as pessoas saibam do que estão tratando, falando, fazendo, comendo, bebendo, dançando..

    Esse seu texto me lembrou uma frase de duas moças já de meia idade que falaram no meio de uma reunião "nós não podemos falar que conhecemos essa música, né? lembro que quando criança meu avô colocava disco de vinil e ficávamos deitados perto da vitrola escutando essas músicas"

    pra mim já é algo muito distante, imagine para essa geração de agora.

    eu sinto saudade já de tantas coisas..

    será que vc chega mesmo por aqui? =p

    tenho saudades!
    já tenho um plano pra qdo vc chegar aqui ^^

    estou me programando.. espero que dê certo

    ResponderExcluir
  2. sabe, esse texto faz ter saudade do que NAO existiu, uma infancia vivida sem video-games e mais corre-corre por todos os lados... acho que o nosso dia-a-dia deixa muito a desejar.


    saudade da sua amizade sincera e desinteressada


    beijo


    lidia

    ResponderExcluir