domingo, 5 de setembro de 2010

Religiosidade Nordestina


Não, isso não é macumba ou coisa do tipo. Todos esses objetos são conhecidos como ex votos, ou milagres pois representam a cura pela reza e pela fé que algum santo concedeu. Depois de acontecer o milagre, aquele que pediu a ajuda divina, deve em reconhecimento do ato, uma escultura da região que estava doente por exemplo, se o individuo era broxa e pede para deixar de ser broxa e alcança a dadiva ele manda esculpir um pênis de madeira e entrega para a Igreja.Esse é apenas um dos muitos costumes religiosos dos lugares em que passei.

No Ceará por exemplo existe um culto imenso a Padre Cícero (o mesmo que apoiava Lampião), e até uma briga com Igreja Católica para canonizar o Padim ( A Igreja não aceitou na época que Cícero fosse Santo e retirou seus poderes de padre só permitindo que esse trabalhasse com crianças, por isso, Padim). Atualmente, a canonização está em andamento devido os interesses financeiros da Igreja, uma vez que Padre Cícero tem muitos fieis que compram imagens e outros produtos que poderiam dar mais lucro a Igreja.
Já em Mossoró temos a beatificação popular de Jararaca mas para explicar esse fato vou ter que contar um pouquinho de historia. Esse cabra, Jararaca, foi o braço direito de Lampião e era conhecido por sua crueldade como jogar criança para o alto e aparar na peixeira. Quando o bando invadiu Mossoró, Jararaca foi ferido e acabou sendo preso. Na época, existia a pena de morte para os cangaceiros e com Jararaca não seria diferente, contudo como ele tinha políticos e policiais no bolso (estranho que até hoje temos situações parecidas no Brasil...deve ser coincidência), o prefeito da cidade não queria que matassem ele logo para poder pegar as informações. Contudo, todavia, porém , no entanto, o prefeito fez uma viagem e mataram o Jararaca, mas não foi uma morte simples, foi uma bem matada. Deram uma facada no ombro dele e levaram ele até o cemitério. Lá o túmulo era pequeno e tiveram que quebrar as pernas do cabra para ele caber. Depois de feito, jogaram ele na cova e enterraram vivo. Morreu como homem(???), sem pedir clemencia, e por morrer dessa forma tão cruel virou santo e seu túmulo é um dos mais visitados no nordeste.
Temos perseguições religiosas a alguns artistas também, como Zé Caboclo por fazer imagens de Santos negros. Afinal todos os Santos que existem são brancos e o próprio Jesus Cristo, que nasceu no Oriente Médio é branco, de olhos azuis e ainda por cima tem o cabelo liso, como quase todos que nascem naquela religião.

2 comentários:

  1. huahuahua.. seus textos além de deliciosos, tem esse tempero irônico [eu entendo de vez em quando!] que me tira risos de dentro.

    haha

    ai ai.. sardadi..

    ResponderExcluir