quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Quantos Pedros ?

Não nego conversa em minha viagem, seja quem for,negro,amarelo, branco, homem, mulher, criança, milionário ou miserável, não nego conversa.
A alguns dias atrás uma das conversas me levou a conhecer Pedro, um menino de rua.
Ele , estava fazendo malabares quando passei , estava com uma roupa suja de queimado e com um devil stick criando um circulo de fogo no ar,mas mesmo assim, invisível aos carros , aos transeuntes que atravessavam a rua.
Esperei o semáforo abrir e fui ao seu encontro para conversar.Sentamos na beira da pista olhando os carros passarem freneticamente e conversamos sobre malabares, sobre circo e logo começamos a trocar truques. Mostrei algumas coisas que sabia fazer e ele prontamente se punha a tentar até conseguir algum avanço e logo pedia que eu lhe ensinasse outro truque.As pessoas que passavam me lançavam um olhar de censura, como se fosse proibido ensinar malabares para um menino pobre e mal vestido, não liguei , nem ele.
O dinheiro que conseguia ele ajudava com as despesas da casa e antes de me despedir, perguntei qual era o seu sonho e ele muito empolgado respondeu
- Quero ser Médico.
Aquela última frase ficou ecoando na minha cabeça durante o dia inteiro. Fiquei pensando, quantos Pedros devem existir na rua, que da mesma forma, sonham em ser médicos, professores, policiais, engenheiros e que infelizmente não tem nenhuma chance dentro dessa realidade que se chama Brasil.

5 comentários:

  1. "As pessoas que passavam me lançavam um olhar de censura, como se fosse proibido ensinar malabares para um menino pobre e mal vestido, não liguei , nem ele." olhos de saudade.. de ti!

    devem existir muitos Pedro, Marina, João, muito mais que conseguimos imaginar. Sonhos que raramente com muito [e bota MUITO nisso] esforço conseguem chegar onde querem.

    as vezes a fé não basta, não é mesmo?
    mas faz parte desse mundo.

    ResponderExcluir
  2. muito legal o que fez pelo garoto...deu uma alegria a ele.
    Já que o governo nao faz nada pelas pessoas que abitam as ruas, malabaristas ou nao, deveriam haver mais pessoas como voce. Não sei se eu conseguiria....infelizmente.

    falows

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Para começar a ajudar essas pessoas que não estrutura material, como escola de qualidade, serviço médico de saúde de qualidade basta começar a perceber que a pobreza, a desigualdade, a fome são fenomenos que todos nos temos culpa, culpa de não saber votar, culpa de não cobrar dos politicos e culpa de ficar nesse estado confortavel fingindo que tudo está bem.

    ResponderExcluir
  5. Nossa é tanta coisa... tanta coisa misturada na minha cabeça!
    As vezes me dá uma força enorme pra levantar a cabeça e fazer a diferença!
    As vezes eu só choro...

    ResponderExcluir