segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Vendedor de Caleidoscópio

Ele estava sentado em um banco na rua da Moeda quando o vi pela primeira vez, estava concentrado mexendo em alguns canos, eu não tinha ideia do que ele estava fazendo e decidi me aproximar para descobrir.
Seu aspecto sujo de morador de rua escondia muitos segredos. Sua barba barba era grisalha , como a de um profeta e seu olhar negro, como um abismo profundo que não se consegue ver o final.

-Como você aprendeu a fazer isso ? Perguntei
- Aprendi com a professora Fome. A melhor professora de todas, ninguém ensina melhor que ela.
ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ (sua expressão favorita)

A fome tinha lhe ensinado a arte do sobreviver, a arte de sobreviver com sua arte, arte de fazer caleidoscópios. Me contou como foi aprimorando a técnica, como passou a fazer caleidoscópios com óleo, água, e sorriu a me apresentar sua mais nova invenção, o cadeidoscópio do mundo.
Ele me deu outro olhar da rua da moeda, seu caleidoscópio transformava a realidade. Para onde eu olhava existia uma outro ótica do mundo e aquele momento foi especial para mim.
Ele vendia caleidoscópios na cidade e fazia uma performance para tal. Ele tinha uma placa e com esta ficava parado por alguns segundos em frente a um bar, e então falava bem alto:
- Eu vendo Alimento para a Alma !
E então voltava para o seu lugar e aqueles que tivessem interessados em saber o que era que fossem descobrir. Fiquei encantado com essa abordagem, com a forma que ele brincava com a curiosidade dos outros para conseguir vender sua arte/produto .
Ele foi meu guia durante aquela noite de terça feira. Me levou pelos becos, pelas ruas do recife velho, me explicando detalhes das historias locais. E assim fomos parar no pátio São Pedro onde me despedi da sua compania e tendo o prazer de apreciar a terça negra de muito maracatu e afoxé

3 comentários:

  1. Nossa... sem palávras!
    Eu acho que arte é uma coisa difícil de vender, arte num tem preço, não tem valor quantitativo...
    Mas acredito que esse cara deve ser um bom vendedor de Arte... pq ele sabe vender arte de forma artística!

    Saudade!
    Do

    ResponderExcluir
  2. Ele falou para mim que a arte era arte quando ele fazia mas tinha que transforma-la em produto para sobreviver. E quando o objeto estava com o comprador voltava a ser arte novamente e ele sabia que sai perdendo pois seus objetos valiam muito mais que 20 reias que matam fome

    ResponderExcluir
  3. desculpa, eu ri, devido ao comentário primeiro ter vindo da "dolores", coincidência?

    *_* caleidoscópio do mundo, no seriado "hoje é dia de maria" tem esse tal de caleidoscópio do mundo, que na verdade é só uma peça de metal jogada no ferro velho, no meio das coisas já inúteis a vida consumidora de tudo e todos, será que se basearam nesse sr. que vc conheceu para essa parte do filme.. considerando que a série toda trata bastante do nordeste? ^^


    INCRÍÍVEL a performance desse cara para vender sua arte!
    muitas pessoas, eu inclusive, estudamos e vemos tantas coisas para tentar atingir as pessoas pelo sensível, e para ele, talvez devido a sua necessidade maior: comer, sobreviver! talvez.

    INCRÍVEL!

    amo o modo como vc coloca as palavras aqui.. me alimenta de certa forma.

    seus objetos valem muito mais que 20 reais. você é prova viva disso! tenho certeza. tenha certeza.

    ResponderExcluir